PARTE 1: AS PRIMEIRAS STARS DO CINEMA
As imagens em movimento das Stars de Hollywood criam uma forma inédita de estereótipo: personalizado, com um rosto, por assim dizer. Imagem que testemunha e, em grande medida, cria um novo sistema de relações sociais centrado no indivíduo e amalgamado por realidade e fantasia.
Haverá o estereótipo de Mary Pickford, Theda Bara, Greta Garbo, Bette Davis, Marilyn Monroe e Audrey Hepburn _ para nomear algumas das estrelas selecionadas para este curso. Mulheres que representam anseios modernos, mas também criam comportamentos sociais inéditos.
Oferecem “esquemas de conduta” para as pessoas comuns. Passando dos padrões de embelezamento, vestuário ao maneirismo com o objetivo de obter um suposto sucesso social. São imitadas, misturadas, adoradas, mas também descartadas pelo público. Funcionam como uma instituição pedagógica movediça da modernidade.
Analisaremos a sua conformação revelando uma história social das imagens do cinema. Como elas dialogam com as imagens que as precedem, mas como também criam uma história que lhes é própria. Ao fim, iremos analisar as apropriações dessas imagens na arte contemporânea especialmente nos trabalhos de Martha Rosler, Mel Ramos, Lauren Greenfield’s.