A história dos sentimentos sociais por meio de imagens

 

Conhecer a História Social através daquilo que nos é comum: os sentimentos sociais. Os afetos, as iras, a melancolia, a dor, o mistério, a ciência e a busca de si. Passando pelos sentimentos típicos do medievo até chegar à Modernidade. Usando, para isso, obras de arte, xilogravuras, filmes e fotografias, vamos compreender a História Social por um ângulo incomum. Mas porque as imagens? Elas são janelas privilegiadas para ver o passado e para matizar as contradições sociais, nos dando a ver tonalidades que não podem ser capturadas pelos textos. Por isso, mais do que ater-se a técnica e ao estilo artístico, interessa a professora apresentar as visualidades como testemunhas da nossa história. Registros que não só nos contam como vivíamos e sentíamos, mas que também tiveram a força de mudar o curso dos sentimentos e da história. Intercalando grandes projeções de imagens, com relato das vicissitudes da época, apresenta-se aqui um modo instigante, visual e memorável para compreender e repensar a nossa vida em sociedade. Pois o que é o entendimento do passado e do seu processo contínuo no presente senão um farol para iluminar o nosso futuro comum?

 

 

Uma revisão instigante e mesmo emocionante do nosso passado, abarcando as contradições e os dilemas humanos.

 

 

  1. Os SENTIMENTOS visuais DO MEDIEVO:

A VIDA COMO PEREGRINAÇÃO: a associação entre o sofrimento e da salvação

O LIVRE-ARBÍTRIO OU A VONTADE DE DEUS? a relação entre o mal e a vontade humana

SELVAGENS OU CIVILIZADOS? a descoberta dos homens que andam nus e o contraponto europeu

GENOCÍDIOS VISUAIS: quando matamos o que amamos, o holocausto das mulheres/bruxas

ESTEREÓTIPO: o extraordinário transformado em ordinário

O MARAVILHOSO E O MONSTRUOSO: o desconhecido que nos fascina e nos amedronta

MARGINALIDADE ATRATIVA: transgressão, medo e atração, como entender o papel da mulher para além da misoginia

A MELANCOLIA: entendendo a tristeza humana por meio da arte

A VELHICE, como decrepitude moral

O MEDO DA MORTE E DO ALÉM DO HOMEM: imagens do inferno e da salvação

 

 

  1. OS SENTIMENTOS visuais DE TRANSIÇÃO:

O FRÁGIL CONTROLE DOS PRAZERES DA CARNE: as primeiras imagens pornográficas do Ocidente

DO PECADO À SALVAÇÃO: análise da iconografia de Maria Madalena

O ISOLAMENTO SOCIAL E A AUTO-REFLEXÃO

 

 

 

  1. OS SENTIMENTOS visuais MODERNOS/ CONTEMPORÂNEOS:

 

O SENTIMENTO DE FAMÍLIA

A MELANCOLIA MODERNA

O MUNDO SEM MISTÉRIO

A PSICOLOGIZAÇÃO DA VIDA

O EU E O MEU DESEJO EM PRIMEIRO LUGAR

ENTRE IMITAR E SER

AUTO-AFIRMAÇÃO E OS AUTO-RETRATOS:  a busca do meu rosto no mundo

 

 

Duração:

  1. Palestra compacta de 1h para cada período (medievo, ou transição ou modernidade/contemporâneo)
  2. Palestra compacta: 2h30 para todos os períodos resumidamente.
  3. Curso completo: 4 aulas de 45m