Imagens da Mulher no Ocidente Moderno/Edusp é uma trilogia, de autoria da socióloga Isabelle Anchieta, que remonta o processo de humanização e individualização da mulher, por meio de imagens, desde o fim da Idade Média até a Modernidade.
Resultado de oito anos de pesquisa de campo, em diversos países, a obra está dividida em três volumes. O primeiro estabelece um diálogo entre as imagens das bruxas da Idade Média e as das índias tupinambás canibais; o segundo volta-se às diferentes representações de Maria e Maria Madalena; já o último aborda as transgressões das estrelas de Hollywood.
As obras contam com apresentações da historiadora Lília Schwarcz, da socióloga Maria Arminda do Nascimento Arruda e do antropólogo Máximo Canevacci.
“Nos três livros que compõem a série, Isabelle Anchieta inaugura, entre nós, um estilo de reflexão que explora as múltiplas possibilidades de interpretação das imagens na perspectiva sociológica. É uma obra originada no manejo da mais fina artesania”, pontua a socióloga Maria Arminda do Nascimento Arruda.
“A pesquisadora se deslocou rumo às fontes originais e fez uma verdadeira peregrinação em direção às imagens, sem descurar jamais da materialidade das obras analisadas: o tamanho, os locais, o contexto e a autoria. O conjunto é robusto, inesperado e convence”, diz a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz.