Sobre Isabelle Anchieta

Isabelle Anchieta é doutora em Sociologia pela USP, mestre em Comunicação Social pela UFMG, recebeu prêmio internacional como Jovem Socióloga Brasileira concedido pela Associação Internacional de Sociologia, com apoio da UNESCO. Distinção Acadêmica pela USP e prêmio como professora de Jornalismo Cultural pelo Rumos Itaú Cultural. É atualmente colaboradora do Estado da Arte do jornal Estadão.

 

“Uma vez entendi que para se compreender alguém seria preciso conhecer a sua paixão. Pois tudo muda, a vida é inconstância e não permanência, mas a nossa paixão se repete. Ela é essa linha do bordado da nossa vida que liga o nosso passado ao nosso presente e a única forma de alinhavar esse traço tênue que define o nosso rosto.

 

A minha paixão? O conhecimento. Os livros. A pesquisa. A escrita. O ensino. As artes visuais. Processos que se alimentam em uma envolvente espiral que pode me absorver prazerosamente por horas, dias, anos. Quando estou fazendo uma dessas atividades sinto que estou realizando o que tinha que ser e encontrei um raro parceiro afetivo que me incentiva e me ajuda a realizar essa paixão definidora_ o que explica em grande medida a força do nosso elo.

>

Por isso, posso dizer que o que me distingue é esse trabalho de tessitura, esse bordado sem fim da teia de interações humanas que tanto me fascina. Uma rede que amalgama sentimentos, arte, mesquinharias, angústias e esperanças. Uma teia que recomponho alegremente, como uma bordadeira de histórias, ora jornalista, ora socióloga.

Envie uma mensagem